Pública organiza atividades da semana em Brasília

A Pública Central do Servidor promoveu, nesta terça-feira, 14 de abril, um café da manhã com diretores e representantes de entidades filiadas em sua sede, em Brasília. O presidente da Pública, José Gozze, e o vice-presidente, Wanderci Polaquini, conduziram o encontro, que organizou as lideranças para a agenda parlamentar no Congresso Nacional. Participaram da mobilização representantes das entidades AASPTJ-SP, ASJ, Assetj, Astcom, ATENS SN, Fenacontas, Fenafisco, Fenajud, Fenalegis, Fespesp, Sinafresp, Sindafep, Sindaftema, Sindicontas PE, Sindicontas PR, Sindifiscal TO, Sindilegis PR, Sindilex e Sintaj BA.

Durante a terça-feira, foram realizadas visitas aos gabinetes de deputados e senadores para apresentar as pautas em defesa dos servidores públicos. As propostas prioritárias desta semana incluem a Sugestão Legislativa (SUG) nº 11/2025, que visa a criação do Auxílio-Nutrição para aposentados e pensionistas (atualmente em debate no Senado), e a PEC do Regime Jurídico Único, de autoria da deputada Professora Luciene Cavalcante (PSOL-SP), que busca garantir estabilidade e imparcialidade aos servidores, corrigindo os efeitos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a EC 19/98.

As filiadas também trabalham pela PEC 6/2024, que trata da extinção gradual da contribuição previdenciária de aposentados, defendendo o seu apensamento à PEC 555/2006, além da oposição à PEC 38/2025 (Reforma Administrativa). 

Nesta quarta-feira (15), a programação segue com a Marcha da Classe Trabalhadora, que prevê a entrega da Pauta da Classe Trabalhadora 2026, da Agenda Jurídica e da Agenda Legislativa ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) e ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Compartilhe essa notícia
Últimas notícias da categoria:
Edital de Convocação Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo
25 de outubro de 2026
Pública disponibiliza Radar Eleições 2026 para acompanhar o novo Congresso e os governos estaduais
9 de outubro de 2026
Pública participa de reunião das centrais sindicais e reforça defesa do serviço público
9 de outubro de 2026
Filie-se

Traga sua entidade para a Pública

Faça parte da Central dedicada exclusivamente ao Serviço Público.

A filiação à Pública garante participação em um grupo forte, coeso, que compartilha dos mesmos ideais e objetivos em uma rede de proteção dos serviços públicos e dos servidores brasileiros.

Inscreva-se em nossa

Newsletter

Receba nosso conteúdo informativo diretamente em seu e-mail