O Sindifisco Nacional (Sindicato dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil) concluiu nesta quinta-feira, 5 de dezembro de 2024, o processo eleitoral para definir sua nova liderança. Dão Real Pereira dos Santos, de 65 anos, foi escolhido como o próximo presidente e comandará a entidade de 2025 a 2027. Ele sucede Isac Falcão, que esteve à frente do sindicato desde 2022. Dão é diretor de Relações Internacionais e Intersindicais da gestão atual e teve apoio de Isac para eleição.
O pleito contou com a participação de aproximadamente 10 mil auditores-fiscais, entre ativos e aposentados, que votaram por meio de três modalidades: internet, urnas físicas e correspondência. Ao todo, três chapas disputaram a eleição, refletindo o amplo interesse pela liderança da entidade.
Natural de Vera Cruz (RS), Dão Real é auditor da Receita Federal desde 1995 e possui uma trajetória consolidada no serviço público. Formado em geologia com especialização em engenharia ambiental, ele ocupou cargos de destaque, como superintendente da Receita na 10ª região entre 2008 e 2009, e foi o nome mais votado nas quatro últimas listas tríplices do sindicato para a escolha do secretário da Receita Federal.
O presidente da Pública Central do Servidor, José Gozze, comentou sobre a eleição de Dão Real, destacando sua competência e contribuição para o fortalecimento do sindicato e do serviço público: “no dia 4, estive no evento Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2024, organizado pela FEBRAFITE, a convite do amigo Rodrigo Spada. Lá, tive a oportunidade de ouvir Dão Real e testemunhar a admiração que suas colocações despertaram entre os presentes. Ontem, recebi a notícia de sua eleição para a presidência do Sindifisco. Parabéns ao Dão! Ganha a entidade, seus sindicalizados e, principalmente, a sociedade. Desejo-lhe sucesso nesse novo desafio”.