Search
Close this search box.

Pública participa de debate do GT contra o assédio no serviço público

O Grupo de Trabalho Interministerial de enfrentamento ao assédio e à discriminação na Administração Pública Federal realizou mais uma edição do ciclo de debates, nesta quinta-feira (14/9), na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília. A Publica esteve representada pelo vice-presidente Gilberto Pereira, também diretor da Anfip.

O painel discutiu as experiências existentes em empresas estatais e órgãos públicos e contou com a presença do secretário adjunto da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Gustavo Gimenez Nonato. O secretário informou que também foi criado um grupo menor com empresas estatais para apresentar a perspectiva do setor ao GTI. “São mais de 120 empresas estatais, um contingente de quase 500 mil empregados, empresas com realidades muito distintas no Brasil. A gente precisa olhar para frente e construir um plano que tenha medidas contundentes e efetivas no enfretamento do assédio e da discriminação”.

Como principais estratégias de combate às violências, as palestrantes destacaram o compromisso e engajamento da administração das instituições; implementação de estratégias de prevenção; atuação proativa na detecção de casos; e correção, com análise de denúncias recebidas, além de punição devida aos responsáveis pelo assédio.

Contribuíram com o debate, mediado pela advogada criminal especializada em gênero, Mayra Cotta, a secretária adjunta do Tribunal de Contas de União (TCU), Cláudia Gonçalves Macedo; a diretora de Gestão da Cultura e de Pessoas do Banco do Brasil, Mariana Pires Dias; a diretora de Governança e Estratégia dos Correios, Mariana Montenegro; e a gerente setorial de Disseminação da Cultura, Camila Zimmermann.

O encontro foi o terceiro dos cinco debates que serão realizados, com participação de diversos especialistas nos temas em questão. Ao final, serão elaborados relatórios das atividades desenvolvidas e uma proposta de trabalho que serão encaminhados ao MGI.

Comunicação/Cal/Pública/2023 

Compartilhe essa notícia
Últimas notícias da categoria:
Criação do INPSU – Instituto Nacional do Regime Próprio de Previdência Social da União
28 de setembro de 2023
Senado vai contra STF e aprova marco temporal para demarcações de terras indígenas
28 de setembro de 2023
É Plano de Carreira ou greve! Servidores do meio ambiente aprovam paralisação geral dia 28/9
26 de setembro de 2023
Filie-se

Traga sua entidade para a Pública

Faça parte da Central dedicada exclusivamente ao Serviço Público.

A filiação à Pública garante participação em um grupo forte, coeso, que compartilha dos mesmos ideais e objetivos em uma rede de proteção dos serviços públicos e dos servidores brasileiros.

Inscreva-se em nossa

Newsletter

Receba nosso conteúdo informativo diretamente em seu e-mail