Search
Close this search box.

Pré-Congresso e IV Congresso Ordinário do ATENS: Reflexão, Diálogo e Decisões Cruciais para o Futuro do Sindicato

Entre os dias 12 e 15 de outubro, o Sindicato Nacional dos Técnicos de Nível Superior das Instituições Federais de Ensino Superior (ATENS SINDICATO NACIONAL) promoveu o Pré-Congresso e o IV Congresso Ordinário, marcando uma fase de reflexão profunda, diálogo e tomada de decisões cruciais para o futuro do sindicato.

O evento contou com a participação da diretoria do ATENS Sindicato Nacional, bem como oito Seções Sindicais do ATENS SN – ATENS UFV, ATENS UFC, ATENS UnB, ATENS UFRGS, ATENS UFSM, ATENS UFMG, ATENS UFRN e ATENS UFRA – e as coordenações locais da UFPB, UFF, UFERSA, UFPE e UFPR.

No total, 28 delegados estiveram presentes, com direito a voz e voto, acompanhados de 21 participantes observadores, que puderam contribuir com suas opiniões durante as discussões, embora sem direito a voto, conforme estipulado pelo estatuto do ATENS Sindicato Nacional.

O Presidente da Pública Central do Servidor, José Gozze, também esteve presente no evento e foi homenageado com a Comenda Gustavo Monteiro, em reconhecimento à colaboração mútua entre as entidades, fortalecendo a representatividade das demandas e ampliando a capacidade de influenciar políticas e decisões em prol dos servidores públicos.

A programação teve início no dia 12 de outubro, com o Pré-Congresso. Durante a tarde, houve o credenciamento, seguido da abertura solene e uma palestra sobre o futuro da carreira pública, analisando os desafios atuais e as possibilidades de reconstrução. A palestra foi ministrada pela Dra. Valdete Souto Severo, Juíza do Trabalho e Docente na UFRGS.

Neste mesmo dia, foram outorgadas as Comendas Gustavo Monteiro, seguidas de uma confraternização, fortalecendo os laços entre os participantes e celebrando a união em prol dos interesses da categoria.

Na manhã do dia seguinte, Antonio Augusto Queiroz, jornalista, consultor e analista político, diretor licenciado do DIAP, compartilhou perspectivas sobre as negociações das carreiras dos servidores federais com o governo, proporcionando uma visão aprofundada do cenário político que impacta diretamente na categoria. Após a palestra, os assessores jurídicos do ATENS SN, Dra. Andreia Munemassa e Dr. Matthaus Ferreira, apresentaram as atualizações pertinentes às questões jurídicas da categoria. Foram discutidos temas como a tramitação da carreira, novas possibilidades de ações jurídicas, andamento de ações coletivas e outros tópicos relevantes.

Na parte da tarde, o Secretário Geral do ATENS SN, Paulo Menezes, fez uma apresentação sobre a Carreira de Analista em Educação. E para encerrar o segundo dia do Pré-Congresso do ATENS SN, tivemos uma análise de conjuntura apresentada pelo Deputado Federal Reginaldo Lopes (PT).

No IV Congresso Ordinário, realizado nos dias 14 e 15 de outubro, os delegados participaram ativamente das discussões. O evento teve início com a instalação da mesa dos trabalhos, a chamada dos delegados e a leitura do edital. Também foram apresentadas e votadas as alterações estatutárias e as diretrizes políticas para o triênio 2023-2026.

No encerramento, ocorreu a homologação das contas dos anos 2020, 2021 e 2022, aprovadas pelo Fórum e com parecer do Conselho Fiscal. O evento foi marcado pela participação ativa dos representantes das seções sindicais e pela busca conjunta por melhorias para a carreira de Analista em Educação, fortalecendo o sindicato e seus objetivos para o triênio 2023-2026.

Destacando a relevância do evento, o lema “fazer da interrupção um caminho novo”, de Fernando Sabino, ressoou durante todo o congresso. Apesar das dificuldades em interromper nossas rotinas diárias, o momento de reflexão proporcionado pelo evento foi de extrema importância para a entidade. Parar e refletir sobre o sindicato que queremos fortalece nossa caminhada juntos.

Os passos dados durante o congresso representam avanços significativos no único caminho possível para todos os Técnicos de Nível Superior: o ATENS Sindicato Nacional. Este congresso reforça o compromisso e a união da categoria na busca por melhores condições e valorização da carreira de Analista em Educação.

Comunicação/Cal/Pública/2023 

Compartilhe essa notícia
Últimas notícias da categoria:
Parabéns pelos 74 anos, Anfip
22 de abril de 2024
Parabéns pelos 5 anos, Sindsema
19 de abril de 2024
Parabéns pelos 9 anos, AAJUMP
18 de abril de 2024
Filie-se

Traga sua entidade para a Pública

Faça parte da Central dedicada exclusivamente ao Serviço Público.

A filiação à Pública garante participação em um grupo forte, coeso, que compartilha dos mesmos ideais e objetivos em uma rede de proteção dos serviços públicos e dos servidores brasileiros.

Inscreva-se em nossa

Newsletter

Receba nosso conteúdo informativo diretamente em seu e-mail